Ortopedia

A Ortopedia trata das patologias e doenças relacionadas às articulações e músculos, sendo a área mais comum associada à Fisioterapia.

Os tratamentos ortopédicos englobam recuperação de lesões esportivas, desgastes, doenças crônicas, doenças congênitas e pós-condições cirúrgicas, assim como pequenos e grandes traumas.

ATM

Conhecida como ATM, a articulação temporomandibular é uma das articulações mais importantes do corpo humano. Localizada entre o osso temporal e a mandíbula, a articulação é constituída por vários músculos, ligamentos e segmentos mandibulares. Os principais sintomas que problemas na ATM causam são dores de cabeça, fadiga muscular, estalidos, dificuldade em abrir e fechar a boca, dor ao mastigar, e dores nos ouvidos ou em seu entorno, entre outros.

As patologias desta articulação requerem avaliação completa da região cervical e do sistema muscular da área. O relaxamento da musculatura da região e o tratamento do problema específico na articulação de cada paciente ajudam na recuperação da funcionalidade da ATM e levam ao alívio dos sintomas.

Ventosaterapia

A ventosaterapia é uma técnica de tratamento natural em que são utilizadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em uma área do corpo. As ventosas são aplicadas sobre a pele para criar um efeito de sucção através do vácuo, aumentando o diâmetro dos vasos sanguíneos da área.

Como resultado, as ventosas proporcionam maior oxigenação dos tecidos da região, permitindo a liberação de toxinas do sangue e dos músculos com mais facilidade. As ventosas são indicadas para tratar dores nas costas causadas por tensão muscular ou contraturas, dores nas articulações e inchaço nos braços, pernas e pés. Apesar de ser utilizada principalmente para relaxamento muscular, também auxilia na redução de queloides e cicatrizes, sendo um bom complemento no tratamento da celulite.

Auriculoterapia/acupuntura auricular

Também conhecida como auriculoterapia, a acupuntura auricular é uma antiga técnica medicinal chinesa que utiliza cristais, sementes ou micro agulhas auriculares para estimular diversos pontos localizados na orelha.

Os pontos trabalhados no tratamento são cerca de 200, e correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao realizar a estimulação destes pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos relacionados a cada área do corpo, proporcionando equilíbrio e bem-estar ao paciente.

Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem suave que estimula o sistema linfático, acelerando o seu funcionamento. O tratamento consiste em movimentar a linfa até os gânglios linfáticos, para que seja recolhida dos vasos e então filtrada pelo corpo.

Entre os principais benefícios deste método, é possível citar a redução da retenção de líquido, a ativação da circulação sanguínea, o combate à celulite e até mesmo o relaxamento corporal.

Dry needling

O dry needling utiliza o “agulhamento seco” para uma técnica invasiva de tratamento da dor miofascial. Praticamente indolor, ele é executado sem nenhuma medicação em pontos anatômicos específicos e é empregado no tratamento de diversos distúrbios musculares.

Assim, é indicado em casos de torcicolos, trigger points, cefaleias tensionais, cervicalgias, lombalgias, cicatrizes e queloides, podendo até mesmo auxiliar na cura de dores musculares.

Fisioterapia vestibular

A Fisioterapia vestibular é uma área de atuação específica da Fisioterapia eficaz no controle da tontura e outros sintomas relacionados, como náusea, mal-estar geral e desequilíbrio.

Na FV, o tratamento pode ser realizado através de exercícios (cinesioterapia) ou manobras especiais, suaves e indolores.

Fisioterapia em geriatria

A Fisioterapia em geriatria tem como principais objetivos realizar a promoção, a manutenção e a recuperação da saúde do idoso. O tratamento deve ser feito de forma humanizada, com ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso.

A Fisioterapia neste momento deve ser capaz de atuar desde a atenção básica até a reabilitação, participando efetivamente na transformação social e no bem-estar do idoso.

Massagem relaxante

A massagem relaxante utiliza um conjunto de técnicas com a finalidades de relaxar a musculatura, reduzindo o estresse causado pelo dia-a-dia.

Como resultado, o tratamento proporciona relaxamento total do corpo, causando a sensação de leveza e bem-estar para o paciente.

Agende sua sessão de Fisioterapia.

Entre em contato conosco para agendar seu horário.